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Institutos erram previsão é calor continua.

O Clima tempo, um dos maiores institutos de previsão do tempo, seguidamente tem errado a previsão para a maioria das capitais.

Em Goiânia por exemplo o Clima tempo tem anunciada há mais de uma semana a chegada das chuvas. Sem nenhum fator divulgado para os erros, continua dizendo que choverá na parte da tarde e à noite.

Como o calor age no organismo

Durante a exposição ao calor ambiental excessivo, o organismo também produz mais calor, embora estabeleça mecanismos de regulação para reduzir a sua temperatura. Porém, se a exposição prolongada ao calor em excesso persistir, é possível que o indivíduo desenvolva um aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para se concentrar. Nos casos mais graves podem ocorrer alterações físicas, como desidratação, erupção (vesículas roxas na área afetada da pele), câimbras (espasmos e dor nos músculos do abdômen e das extremidades) e alterações neurológicas. A fraqueza muscular, entretanto, poderá persistir por vários meses, dependendo da gravidade da lesão, ou seja, quanto maior ela for, maior a possibilidade de seqüelas permanentes.

Alguns cuidados para se protejer do calor

A seguir, algumas providências que devem ser tomadas imediatamente após a manifestação da exaustão física:

- Colocar compressas de água fria no rosto e nos pulsos (evitar compressas com álcool);

- Expor o indivíduo à ventilação contínua; aplicar banhos de imersão em água fria, de preferência gelada;

- Colocar bolsas de gelo nas axilas e virilhas;

- Fazer hidratação via oral, com soro caseiro (em um copo de água filtrada ou fervida, colocar duas colheres de chá de açúcar e uma pitada de sal. Misturar bem);

- Oferecer-lhe alimentação leve; levá-lo ao médico na ocorrência de vômitos, tonturas, desmaios ou convulsões. Essa atitude é de vital importância para a sobrevivência do indivíduo.


Alguns cuidados básicos deverão ser tomados na exposição prolongada ao calor: 

- Beber líquidos que contenham sais, com o intuito de repor a quantidade perdida durante a transpiração;

- Usar roupas de cor clara e tecidos leves que permitam que a transpiração seja evaporada e não fique retida no tecido;

-Evitar o uso de bebidas alcoólicas em excesso, assim como de alimentos de difícil digestão, que aumentam a função metabólica, levando o indivíduo a sentir-se mais sonolento e desatento;

- Realizar as atividades físicas de qualquer modalidade nos períodos de menor incidência solar e, conseqüentemente, de menor temperatura ambiente. Essas atividades deverão ser obrigatoriamente moderadas para as pessoas que não estejam condicionadas fisicamente;

Banhar-se sempre (no mar ou na piscina) para diminuição da temperatura corporal, não esquecendo de molhar a cabeça. Como vivemos em um país tropical é importante nos protegermos do calor intenso e aos poucos condicionar nosso corpo às atividades físicas, como forma de prevenir possíveis danos físicos e funcionais.

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