Real Cores

Policia fecha feira da Marreta.


A feira não foi fechada conforme informações divulgadas preliminarmente, mas pessoas foram abordadas para combate ao crime.

Conforme o delegado Eduardo Prado, a ação tem o objetivo de combater a venda de produtos roubados, furtados, veículos irregulares, armas, remédios falsificados e abortivos, além de buscar foragidos da justiça. “Prender os receptadores que vendem os objetos furtados/roubados é fundamental para coibir as ações dos criminosos!”, escreveu o delegado em sua página do Facebook.

Material postado na internet sobre o fato já alcançou destaque. Alguns internautas estão lamentando o fato. Mas, a maioria se mostra favorável a ação policial.

A feira
Tradicional feira livre de Goiânia, a Feira da Marreta ou Feirão Múltiplo, é realizada todo domingo, no Setor Nova Vila, das 4h às 14h, ao lado do Parque de Exposição Agropecuária de Goiânia.

A Marreta está entre as feiras especiais registradas pela Prefeitura Municipal de Goiânia, mas sempre é alvo de suspeitas por parte dos goianienses ou mesmo dos frequentadores.

Conhecida dos moradores da Capital, a feira é tida como um local onde é possível adquirir produtos de origem duvidosa e até de origem ilícita. No local é possível encontrar diversos tipos de produtos novos, usados e uma variedade de objetos de antiguidades, desde peças de vestuários a LPs.

Origem
A Feira da Marreta é uma herança dos Nordestinos, para quem este tipo de local para trocas é comum, que há muito chegaram a Capital Goiana.

Conforme dados históricos, quando eles vieram para trabalhar na construção de Goiânia, se reuniam na Praça Boaventura e faziam o que chamavam de troca-troca. Não era uma feira ainda e não havia a circulação de dinheiro, mas no local as pessoas trocavam objetos usados entre si.

Porém, nos anos 70, a troca de produtos foi dando lugar a venda, incluindo o repasse de objetos roubados. Assim, o nome passou de troca-troca para o pejorativo, Marreta. Um dos significados populares para a palavra é roubar, tomar do alheio.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.