Real Cores

Cronica - Porque somos tão intolerantes?

Resultado de imagem para frase nao a intolerancia
Denomina-se intolerância ao ato de depreciar uma pessoa por causas de suas orientações políticas, religiosas, sexuais entre outras. 

Relendo o Livro Tratados sobre tolerância, escrito pelo filósofo Voltaire  Ainda no século 17, mais precisamente no ano de 1.713, logo no começo retrata que na França 
um comerciário protestante da cidade de Toulouse, foi acusado de assassinar o filho, que queria se converter ao catolicismo. 

A sentença foi a pena de morte, e a execução ­– no suplício da roda, sob tortura – ocorreu em 1762.

Mais adiante fala de São Bernardo, um bispo que ordenou o massacre de centenas de pessoas que não tinham o catolicismo como religião. 

Um livro que mesmo escrito nos anos de 1.700 ou seja há mais de de 4 séculos, trata bem a intolerância religiosa. 

A evolução humana que deveria cessar tais ações radiciais, infelizmente aumentou e se fez enraizada em todos os comportamentos e não apenas ao universo da religiosidade. 

A intolerância mata quem veste uma camisa do time adversário. Mata o motorista que usa a Busina no trânsito, mata aquele que pensa de forma diferente enfim a intolerância é hoje a principal causa morte por violência. 

Dias desses encontrei um amigo transtornado. Havia saído de casa para não levar adiante a discussão em família sobre o caso da moça que havia sido estrupada por vários homens. 


Parte da família condenava os estupradores outra parte da família condenava a mulher. Para não explodir resolveu sair de casa. 

 Estamos tão intolerantes que até assuntos alheios as nossas vidas são motivos para a íra. 

A intolerância se aplica na política, na opinião, na visão dos fatos, no motorista que não quer perder um metro no trânsito e agora nas famílias chegando ao ponto de se matarem. 

Porque a intolerância religiosa se somos filhos de um mesmo Pai? 

Porque na política quando nada disputamos? 

Na opinião quando não nos atinge? 

Tenho em mim a certeza de que estamos no século da intolerância e Contra ela o melhor é silenciarmos. 

A intolerância não é um crime mas a partir dela criou-se formas de criminaliza-la. 

Na infância criou-se a lei do "buling". Outras leis como homofobia, xenofobia, racial, lei do idoso, das palmadas e várias outras que por serem crimes parecem  instigar sua pratica. 

Triste ver pessoas se matando sem que a vítima atente contra nossa vida. 

Em geral pessoas são mortas por discordar, algo que deveria ser um motivo de debate que engrandece a democracia e o saber. 

Talvez pela banalização da vida e a falta de punição possa explicar. Quem sabe Ainda temos um distúrbio mental que se transforma em fúria assassina e suicida. 

Diante desta realidade, fugir do confronto, ser tolerante e rezar para não despertar o ódio travestido em opinião é talvez a fórmula de manter-se vivo. 



Faça  o seu comentário

2 comentários:

  1. A Intolerância é a falta de Deus no coração. Fim dos tempos.

    ResponderExcluir
  2. A competição para ser sempre melhor cria esta intolerância. Parabéns pelo artigo. As pessoas deveriam ler esta mensagem contra o mal. Abraços.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.