Real Cores

‘Brasil parecia ter chegado ao futuro com Lula, mas virou república das bananas' diz Maria Alencar, Rádio França Internacional


Maria Alencar, chefe da redação brasileira da Rádio França Internacional (RFI), resume como a imagem do Brasil se transformou aos olhos da imprensa francesa: o país do futuro virou a República das Bananas. Os relatos foram publicados durante entrevista ao Diario do Centro do Mundo.
Há 35 anos no Brasil, a jornalista conta que sempre ouviu dos franceses que o Brasil seria o país do futuro, que teria chegado com o governo Lula. No governo Dilma, o brilho teria começado a diminuir e seria apagado de vez com o golpe.
"Antes, eu acho que houve momentos de grande brilho, uma grande esperança, o carisma do Lula, que tem uma história pessoal, isso provocou muito interesse", disse.
Ao comentar sobre Dilma, a jornalista afirma que ela "já era lançada como a “dauphine”, a protegida do Lula, na visão da imprensa francesa. Mas realmente a história do impeachment foi uma coisa que deu esse ar de pouca credibilidade. A imprensa francesa noticiou e depois disso, o Brasil perdeu espaço".
"Embora em termos econômicos, tem uma coisa ou outra que sai. Efetivamente, no Les Echos, um jornal econômico, fala-se em uma melhora da economia, mas isso não impede a desigualdade, a violência em termos numéricos, e isso não cria nenhum interesse pela figura do Michel Temer, que é um mero desconhecido. As pessoas não buscam entrevistas com o Michel Temer aqui na Francesa. Não vi nenhuma aqui, pelo menos".
E o que sobrou foi pessimismo. "Crise e repetição de escândalos mergulham o Brasil no medo", diz. "Brasil está sob o domínio de ruralistas, evangélicos e pró-armas", afirma. Leia a íntegra da entrevista no DCM

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.