Real Cores

Motoristas terão de fazer curso e prova teórica para renovar a CNH


A partir do meio do ano, os motoristas que forem renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) terão de fazer um curso, com duração de 10h/aula, e uma prova, além dos exames médicos já pedidos.

A nova determinação, conforme a resolução 726/2018 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 8 de março e passará a valer em junho deste ano. 

Atualmente, para renovar a CNH em Goiás, o motorista precisa ir a uma unidade do Vapt Vupt, abrir o processo, pagar uma taxa de R$ 133,00, fazer e pagar o exame que custa R$ 90,00, e aguardar até 20 dias para o documento chegar. Com a exigência do curso e prova teórica, a renovação deve ficar mais cara.

O curso, que poderá ser presencial ou a distância, será necessário, a cada cinco anos, para condutores que estejam com a carteira vencida e aqueles não tenham tido o curso de direção defensiva e primeiros socorros.

"O Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH tem por objetivo precípuo atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações, mantendo o condutor permanentemente ciente e consciente das determinações emanadas do legislador", diz o texto sobre a nova regra.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.