Real Cores

Saldo da caravana e a frente contra o fascismo.


A exposição da face putrefata e brutal do fascismo talvez tenha sido o principal saldo político da caravana de Lula pelo Sul. Tiros, agressões, ovos, pedras, xingamentos revelaram a ação de milícias criminosas contra o ex-presidente e, essencialmente, contra a democracia.

A imensa e plural reação contra o atentado a Lula no Paraná forçou um recuo da extrema direita. A repulsa quase unânime à ação criminosa isolou seus expoentes e colocou na defensiva seus adeptos.

Mais: o escancaramento do fascismo, condensado nas balas contra a caravana, abriu caminho para a construção de uma frente ampla em defesa da democracia –processo que poderia ter sido aprofundado mais rapidamente se Lula e o PT tivessem sido mais assertivos nesse sentido já no ato final da caravana, em Curitiba, na quarta 28.3.

Transformado em manifestação suprapartidária em defesa da democracia, reuniu lideranças do PT, PCdoB, Psol, MDB, PSB, CUT, Força Sindical, Intersindical. Os não petistas apontaram a necessidade de ação conjunta contra o fascismo. Lula, porém, passou ao largo do tema em seu discurso, apesar de ter agradecido o apoio e a participação de forma enfática.

Se, no evento, seu pronunciamento possa ter sido aquém do esperado num encontro com essa carga simbólica, ao longo da caravana pelo Sul Lula demonstrou amplitude política, especialmente ao resgatar o legado de Getúlio Vargas.

Fez movimentos claros para estreitar seus laços com movimentos populares e com a esquerda. A própria escolha do roteiro, passando por áreas históricas de conflito, demonstrou essa decisão.

Nesse trajeto de 3.300 quilômetros, passando por 21 municípios em três Estados, ficaram evidentes suas qualidades como estrategista. Utilizou táticas criativas e audaciosas para driblar as milícias fascistas e seguir com o comboio, que durou dez dias.

Evitou confrontos de frente, conteve os mais afoitos e não se curvou perante a sanha direitista. Deu aulas de política nos comícios e nas estradas. Foi aclamado em praças, nos acostamentos das estradas, em reuniões com milhares ou com centenas de pessoas. Pegou crianças no colo, cantou, abraçou, fez trocentas fotos com fãs. Cenas de carisma explícito deixaram um rastro de adoração e compromisso.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.