Real Cores

Vacinação contra H1N1 é retomada nesta quarta-feira.


Depois que os estoques das doses da vacina contra H1N1 zeraram nos postos de saúde de Goiânia, a vacinação volta a ser retomada nesta quarta-feira (2). A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) recebeu 38 mil doses da vacina que serão distribuídas em 56 salas de vacinação espalhadas por todas as regiões da capital. Para esta etapa, as doses estão disponíveis para os professores e também para quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não se imunizou.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Goiás recebeu na última sexta-feira (27) mais 178 mil doses da vacina contra o H1N1, encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Esta é a quarta remessa encaminha para o Estado.
A previsão é que todas as salas já estejam abastecidas até às 10h desta quarta-feira (2), devido à logistica de distribuição. No Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante do Setor Pedro Ludovico, unidade referência da Prefeitura em imunização, as vacinas estão disponíveis a partir de 8 horas.

Dados

Cerca de 320 mil pessoas já se vacinaram em Goiânia e os idosos fazem parte do grupo com a maior taxa de cobertura até o momento. A estimativa é que 95% da população com idade igual ou superior a 60 anos já tenha se vacinado. Entre os trabalhadores da área de saúde o valor atinge 80%.

“Nos próximos dias a expectativa é que as pessoas dos demais grupos também procurem uma das salas para se vacinar, em especial crianças e gestantes “, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS Goiânia, Flúvia Amorim. Os dados apontam que algumas populações ainda não atingiram metade da taxa de cobertura. É o caso das crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos (40%), gestantes (37%) e das mulheres no pós-parto (37%).

Apesar da vacinação de professores se iniciar nesta semana, já foi registrado uma cobertura de 44% da população deste grupo. “Muitos já se vacinaram nos primeiros dias da campanha”, explica Flúvia Amorim. A campanha segue até o dia 1º de junho e um “dia D” Nacional está marcado para 12 de maio.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.